O último debate entre os candidatos ao governo do Estado reproduziu os demais confrontos ocorridos ao longo do segundo turno. Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB) protagonizaram um debate tenso do início ao fim, na noite de quinta-feira (27), na RBS TV.Mais uma vez, propostas não foram discutidas com profundidade como deveria para saúde, educação, segurança e economia. Ao longo de quase duas horas, as trocas de acusações prevaleceram, especialmente, nos questionamentos entre si. “Mentiras”, “falso” e “não é verdade” foram algumas das palavras mais repetidas durante o debate.
Onyx espelha o modelo do governo Jair Bolsonaro (PL) para administrar o Estado caso seja eleito e, por várias vezes, repetiu o lema “Deus, Pátria, família e Liberdade”. Já Leite citou as realizações de sua gestão e prometeu dar absoluta prioridade para a educação num eventual segundo mandato.
O candidato do PL utilizou a estratégia de desqualificar as ações do governo tucano e de explorar a renúncia de Leite para tentar vaga de candidato a presidente, o que não ocorreu. Também recorre muito a expressão “dá um google aí” para verificar notícias e declarações envolvendo o ex-governador.
Já o tucano disse que Onyx passou por cinco ministérios e que não tinha conseguido dar certo em nenhum e insistiu, em muitos momentos, num tema espinhoso para o adversário, que é o caixa dois na campanha de deputado federal. Onyx, por sua vez, respondeu que já havia acertado as contas com a Justiça pelo “equívoco”. Depois de quase duas horas, o debate se encerrou perto da meia-noite e com um direito de resposta concedido a Leite durante as considerações finais de Onyx.
Imagem: Reprodução
Farpas para todos os lados
“Eu sou resolvedor dos problemas, o presidente Jair Bolsonaro é testemunha.”“A gente tem de ter clareza que, aqui, a gente tem um dissimulado, que mente.”“Ele faz cara de paisagem, que não é com ele.”“Ele é mais falso que uma nota de R$ 3.”“O senhor imputa uma coisa que eu nunca fiz”.“A diferença entre nós é que eu carrego a verdade como um valor.”“Tu inaugura placa, mas obra é difícil.”
Onyx Lorenzoni, candidato do PL
“Ele ataca as minhas propostas, mas não apresenta nada de concreto.”“As pessoas sabem que o senhor é um candidato pendurado a um outro candidato que concorre a outra eleição.”“Eu não passo pano para erro.”“Não basta dizer que tem a verdade, é preciso praticar a verdade.”“Ele não responde a minha pergunta e devolve com outra pergunta.”“Paulo Guedes diz que o senhor era o ministro que mais cobrava e menos entregava.”“Nem Lula nem Bolsonaro vão estar aqui resolvendo os problemas do Rio Grande.”
Eduardo Leite, candidato do PSDB
Leia todas as notíciasLeia todas as notícias sobre as Eleições 2022